Os insetos são capazes de transportar milhões de fungos e bactérias em seus corpos e acabam disseminando esses microrganismos perigosos por onde passam. Essa quantidade já é suficiente para causar uma dor de barriga, diarreia, vômito, febre, micoses e até meningite. Por isso, é tão importante dedetizar a casa quando se percebe uma infestação que não pode ser controlada por meios normais. Em alguns casos, apenas diminuir a oferta de alimento pode mitigar a proliferação e acabar com infestação.
Como evitar a propagação
- • Evite lixinho em cima da pia da cozinha e opte pelo latão no chão – e lembre-se de trocar o saco com frequência;
- • O mesmo vale para o lixo do banheiro. E ao jogar o lixo fora, amarre bem o saco para impedir que animais fucem a sujeira;
- • Não deixe o tubo da pasta de dentes aberto no banheiro ou resquícios do creme dental na pia. A doçura do produto é um prato cheio para insetos famintos;
- • Não coma na cama ou no sofá. Geralmente, não limpamos esses lugares com frequência, como a cozinha, e os farelos podem atrair bichos;
- • Guarde o pote de açúcar bem fechado e, de preferência, na geladeira;
- • Se tem animal em casa, recolha o cocô e limpe o xixi dele assim que fizer as necessidades. Isso pode atrair muitos insetos.
Quando dedetizar
Outro indicativo é o aumento do número de insetos. Se entra um mosquito ou outro pela janela, o uso de repelentes pode ser a solução mais adequada. Porém, se atualmente a presença de formigas, baratas ou moscas tem ocorrido com mais frequência, não há mais o que esperar. É hora de contratar o serviço antes que alguém adoeça.
Além disso, se a última desinsetização foi feita recentemente, pode ser que o produto ainda esteja vigente, dependendo de quais químicos tenham sido utilizados. Mas se o prazo dado como garantia já foi encerrado, é hora de dedetizar novamente.
Por fim, se está reformando ou construindo, antes de habitar a residência aproveite para higienizá-la. Afinal, nada melhor do que chegar para viver em um lugar limpo e completamente livre de insetos.
No dia ‘D’
Um serviço de dedetização por meio de pulverização em uma área de até 100 metros quadrados (m²) leva em média de 30 a 60 minutos para ser finalizada. Durante a aplicação não é aconselhável a permanência de pessoas no ambiente sem os devidos equipamentos (máscara, luvas e capas protetoras), por causa da toxidade da praguicida, seja pela inalação ou contato.
Os moradores devem permanecer longe pelo prazo mínimo de três horas. Quando houver crianças, animais e pessoas alérgicas, esse prazo deverá ser estendido. De pendendo do ambiente e tipo de desinfestação, os técnicos informam o prazo de retorno das pessoas ou animais, ou ainda, dependendo do caso, podem sugerir uma desinsetização sem cheiro, que é feita com gel.
Após esse período de no mínimo de três horas da aplicação, não é aconselhável fazer a limpeza do ambiente com cândida, detergente ou produto desinfetante, visto que a utilização desses, pelo menos nas primeiras 24 horas, pode prejudicar a eficácia da dedetização. A limpeza poderá ser executada inicialmente com um pano levemente umedecido com água.
Consulte sempre o técnico da companhia. Ele com certeza saberá como garantir a melhor performance do serviço.
Fonte: https://imoveis.estadao.com.br/noticias/quando-e-aconselhavel-fazer-uma-dedetizacao/